Comissão de Honra

O Presidente da República Portuguesa, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, aceitou presidir à Comissão de Honra do WMOC'08 Portugal. Outras destacadas personalidades da sociedade portuguesa também já aceitaram o convite para integrarem a Comissão de Honra.

O Exmo. Senhor Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino José Monteiro de Castro Dias, aceitou integrar a Comissão de Honra do WMOC'08.

É natural de Fafe (Braga) e Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

O Chefe do Estado-Maior do Exército Português, General José Luís Pinto Ramalho, nasceu em Sintra, tem 60 anos de idade e 42 anos de serviço.

Foi promovido ao actual posto em 18 de Dezembro de 2006.

O Tenente-General João Maria de Vasconcelos Piroto, Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência, tem o curso de Engenharia da Academia Militar tendo desempenhado vários cargos de comando, chefia e estado-maior no âmbito das Forças Armadas.
O Planeamento Civil de Emergência é uma actividade pública e privada que se destina à organização e preparação civil dos diferentes sectores estratégicos da nação, para fazer face a situações de crise ou de guerra de âmbito nacional e internacional.
O Tenente-General Leonel Carvalho, Gabinete Coordenador de Segurança, é licenciado pela Academia Militar e desempenhou vários cargos de comando e chefia nos 44 anos de serviço. Enquanto secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança, cargo que ainda ocupa, foi o rosto mais visível da preparação do Campeonato da Europa de Futebol, que se realizou em Portugal em 2004.
Luís Bettencourt Sardinha, licenciado e doutorado em Ciências do Desporto, é o Presidente do Instituto do Desporto de Portugal. Para além disso é Professor Catedrático, Presidente do Conselho Científico da FMH e antigo treinador de voleibol do Benfica.

O Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Comandante José Vicente Moura, aceitou integrar a Comissão de Honra do WMOC'08.

O Comandante Vicente Moura é o Presidente do COP há vários anos e mais uma vez irá liderar a representação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Verão em Pequim 2008.

O Presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), Dr. Carlos Paula Cardoso, aceitou integrar a Comissão de Honra do WMOC'08.

O Dr. Carlos Paula Cardoso é Presidente da CDP há alguns anos. A CDP é uma entidade não lucrativa cujo o objectivo principal é promover a prática desportiva.

 

O Presidente da Federação Internacional de Orientação, Åke Jacobson, é um membro activo em todas as facetas da orientação (nacionais e internacionais) há mais de 30 anos, posicionando a orientação no topo do mundo desportivo. É membro do Conselho da IOF desde 1988 e Vice-presidente desde 1992. Foi eleito Presidente em 2004.

Åke Jacobson (M.Sc.) é Director e proprietário de um grupo de empresas de consultadoria na área da agricultura e recursos naturais. Estas empresas operam no mercado internacional, sobretudo no sector de desenvolvimento.

 

O coronel Abílio Gomes, Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), tem 59 anos, é cardiologista de formação e desempenha funções de assessor da direcção-geral de pessoal e recrutamento militar do Ministério da Defesa, trabalha no Hospital Militar de Belém e preside à direcção da Associação Portuguesa para Prevenção e Reabilitação Cardiovascular.
A Dra. Manuela Eanes é a Presidente e fundadora do Instituto de Apoio à Criança. Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 14 de Março de 1983, por um grupo de pessoas de diferentes áreas profissionais. Tem por objectivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos, sendo a criança encarada na sua globalidade, como total sujeito dos seus direitos nas diferentes áreas.

Mário Alberto Freire Moniz Pereira, nasceu em Lisboa a 11 de Fevereiro de 1921. Foi professor, desportista, atleta, treinador e autor de canções. Esteve presente como técnico, jornalista e seleccionador de atletismo em 12 Jogos Olímpicos, em cinco Campeonatos do Mundo, 13 Campeonatos da Europa, 15 Taças da Europa, 22 Campeonatos do Mundo de Corta Mato e em 18 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato.

Mariza Nunes nasceu em Moçambique, a 16 de Dezembro de 1973 e é uma fadista portuguesa conhecida mundialmente. Foi a única portuguesa a integrar os concertos do Live 8 e a actuar no Carnegie Hall em Nova Iorque (a mais conceituada sala do mundo), Royal Albert Hall em Londres e no Disney Concert Hall.

É nos versos dos poetas que vai procurar palavras, de que se apropria e canta, com emoção, numa música antiga que renova constantemente.

A BBC Radio 3 considerou-a a melhor Artista Europeia na área de World Music no ano de 2003 e em 2007 foi nomeada para um Grammy.

  
  
  
  
  
  
 
Parceiros:
Câmara Municipal de LeiriaCâmara Municipal de AlcobaçaCâmara Municipal da Marinha GrandeCâmara Municipal da NazaréJunta de Freguesia de PataiasJunta de Freguesia de CoimbrãoJunta de Freguesia de Vieira de LeiriaSecretaria de Estado da Juventude e do DesportoDirecção-Geral dos Recursos FlorestaisMinistério da Educação
Turismo de PortugalRegião de Turismo Leiria/FátimaExército PortuguêsConfraria de Nossa Senhora da Nazaré

Apoio:
Instituto do Desporto de PortugalSALITUR / BUDGETRGBimageSilvaSanap AmbienteDelta CafésDom Porco - Salsicharia Tradicional

Água Oficial:
Vitalis

Banco Oficial:
Montepio

Controlo Oficial:
SPORTident

Transportadora Oficial:
TAP Air Portugal

Media Oficial:
RTP - Radiotelevisão PortuguesaRadio 94 FMTravel Channel

Revista Desportiva Oficial:
Sportlife