Turismo

Algumas praias em Leiria...

 

 

Praia do Pedrogão

O azul prateado do Atlântico. Um mar de íodo, de espuma fresca a saber a sal e a percorrer um magnífico areal dourado do sol. O casario de todas as ruas que desaguam na Avenida Marginal é baixo e a sua claridade reflecte velhas tradições de pescadores. A praia, junto á Avenida Marginal, tem o colorido dos chapeús de sol, tem os corpos bronzeados e tem as filas de toldos que se estendem até perto das redes dos pescadores e dos seus típicos barcos de proa afilada e cores vivas, á espera do ritual da arte xávega que se repete, desde há séculos, em dias de mar calmo.  

 

Nazaré 

O areal que começa alguns quilómetros a Norte, em Vale Furado, termina na imensa praia do Norte. O Pinhal de Leiria estende-se até aqui e a estrada florestal que o atravessa vê o seu fim nesta zona, mais propriamente no Promontório do Sítio da Nazaré.

 

São Pedro de Moel

Entre o pinhal e o mar. Uma praia esplêndida, abrigada numa concha de casario cheio de bom gosto e de ar aristocrático. Os hotéis e a magnífica piscina oceânica sobre o mar. O surf que aqui é praticado durante todo o ano.

 

Praia da Pedra de Ouro

O acesso à Pedra do Ouro faz-se pela estrada florestal paralela à costa. Há poucos anos, a mancha de pinheiro-bravo que ocupa esta zona do litoral português foi, aqui, interrompida por completo, dando lugar a múltiplas habitações, que apesar de tudo, surgiram de forma relativamente ordenada e atraente.


Fátima

Fátima, a maior freguesia do concelho de Ourém, distrito de Santarém, é um importante centro de peregrinação para o mundo católico. Situa-se a cerca de 11 km de Ourém, 25 km de Leiria, 120 km de Lisboa, 180 km do Porto e está aproximadamente a 300 metros acima do nível do mar, em pleno maciço calcário estremenho. Locais a visitar:O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, situado na Cova da Iria, possui hoje não só um vasto conjunto de edifícios como também um amplo recinto ao ar livre com a área de 86400 m2 que comporta cerca de 300 000 pessoas. O centro da actividade é para além da Capelinha das Aparições, a Basílica cuja primeira pedra foi benzida a 13 de Maio de 1928 pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel da Conceição Santos.Ainda no recinto do Santuário são de destacar a Azinheira Grande, o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, que se ergue no centro da praça, a Capela do Lausperene, o Monumento que alberga um pedaço do Muro de Berlim e ainda, para além da Avenida D. José Alves Correia da Silva, o Centro Pastoral Paulo VI. A 2km do recinto do Santuário, em Fátima, sede de paróquia, pode visitar-se a Igreja Paroquial onde os videntes foram baptizados, bem como o Cemitério onde Francisco e Jacinta estiveram sepultados.
Poderá ainda visitar a Casa dos Pastorinhos e o Museu Etnográfico, em Aljustrel e nos Valinhos, o Monumento a Nossa Senhora, a Loca do Anjo, a Via-sacra e o Calvário. Do lado norte do Recinto do Santuário, visite o Museu de Cera de Fátima e o Museu Aparições 1917, do lado sul, o Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima.
 

Mais informação: http://www.rt-leiriafatima.pt/.


 Lisboa e Porto

Os atletas participantes poderão visitar o país durante o tempo livre. Para saber mais sobre Lisboa e Porto, deverão consultar os seguintes sites:


 
Parceiros:
Câmara Municipal de LeiriaCâmara Municipal de AlcobaçaCâmara Municipal da Marinha GrandeCâmara Municipal da NazaréJunta de Freguesia de PataiasJunta de Freguesia de CoimbrãoJunta de Freguesia de Vieira de LeiriaSecretaria de Estado da Juventude e do DesportoDirecção-Geral dos Recursos FlorestaisMinistério da Educação
Turismo de PortugalRegião de Turismo Leiria/FátimaExército PortuguêsConfraria de Nossa Senhora da Nazaré

Apoio:
Instituto do Desporto de PortugalSALITUR / BUDGETRGBimageSilvaSanap AmbienteDelta CafésDom Porco - Salsicharia Tradicional

Água Oficial:
Vitalis

Banco Oficial:
Montepio

Controlo Oficial:
SPORTident

Transportadora Oficial:
TAP Air Portugal

Media Oficial:
RTP - Radiotelevisão PortuguesaRadio 94 FMTravel Channel

Revista Desportiva Oficial:
Sportlife